Sobre o Blog


A intenção é expor a minha situação, para que eu de alguma forma possa ajudar outras pessoas na mesma situação que a minha ou semelhante!

Bem para começar eu adoro escrever, bem ou mal adoro escrever; expor na escrita as minhas emoções e sentimentos ou até pensamentos; sempre fui um pouco tímido e reservado para expor tudo isto para outras pessoas verem.

Mas agora a razão é outra, muito maior que eu, mais importante que eu pudera imaginar!

Eu já tinha pensado em fazer isto mal recebi a noticia por qual não esperava nem em pesadelos; mas foram dois seres humanos incríveis que eu amo, que me deram a ideia de falar sobre o assunto. Descrever como eu estou a reagir, da forma como eu quero que a família encare a situação, e de que forma eu posso ajudar outras pessoas que estão na mesma situação ou semelhante, e até mesmo, não menos importante os familiares e amigos de pessoas na mesma situação que eu!

Tudo começou:

Achei muito estranho certos sintomas que estava a ter, em primeiro vieram as dores abdominais, que vieram a intensificar-se ao longo do tempo, chegou a uma altura que acordava durante a noite cheio de dores e não conseguia dormir, no trabalho nos exercícios que fazia diariamente em tudo; depois o cansaço, chegou a uma altura que eu nem conseguia subir dois lances de escadas de oito degraus sem ficar ofegante.

Fui á médica de família disse o que se passava e ela passou análises para eu fazer, sinceramente eu aqui comecei a perceber que algo de errado se passava comigo, não era normal, eu que raramente ficava doente, nem medicamentos tomava e tinha uma alimentação super equilibrada e fazia exercício físico todos os dias.

Chegou o resultado das analises e tinha a hemoglobina muito baixa 8.8 enquanto no valor de referência o mínimo era 13. Andava a perder sangue, mas não reparava nem mesmo depois de saber disto.

A médica passou uma colonoscopia e endoscopia para fazer com o máximo de urgência; coisa que não foi fácil tudo por causa do covid-19, não foi fácil marcar os exames e muito menos conseguir consulta com um especialista, mas contra tudo eu tinha de saber o que se passava!

Foi então que consegui fazer a colonoscopia, e recebi na hora o resultado que não estava á espera!

O médico disse que tinha um tumor no intestino grosso e tinha de ser operado já.

Fiz mais exames; tac; analises á biopsia do tumor, até chegar a uma consulta de gastrenterologia no IPO de Lisboa.

Tenho Cancro do cólon!

No momento em que estou a escrever isto, os médicos estão a reunir-se para ver quando vou ser operado e os tratamentos que tenho de fazer.

Logo na colonoscopia quando recebi a noticia que tinha um tumor no intestino percebi logo da minha situação, e foi um choque tremendo no meu mundo!

Mas incrivelmente foi aqui que me encontrei, que percebi que isto era um alerta para algo de muito errado estava a fazer com a minha vida; e foi nos dias seguintes após a noticia que eu percebi que eu tinha muito para mudar, e que a vida de alguma forma forçou essa mudança, apesar de tudo; os meus valores continuam os mesmos, mas a atitude é outra, e para melhor!

Eu criei este blog porque, as pessoas que estão á minha volta acham que a forma com estou a lidar com a situação é um exemplo para outros, para dar força a outras pessoas que estão na mesma situação que eu, e seus familiares e amigos que acompanham, e muitas vezes não sabem o que fazer ou dizer.

Eu neste blog vou expor tudo; sintomas, prevenção; todo o processo; as minhas emoções, a forma como encaro com a situação e como quero que a minha família lide com tudo isto; e tudo o que vai na minha mente nesta altura.

Eu ACREDITO que tudo vai ficar BEM!

Eu tenho FÉ!

Eu CONFIO!

AME E SEJA FELIZ!